sábado, 21 de janeiro de 2017

ENTREVISTA CAPA DO TEX

JIM HALLEY ENTREVISTA WATSON PORTELA AUTOR DA LENDÁRIA "CAPA BRASILEIRA" DO TEX 94
   WATSON PORTELA 2017 -   50 ANOS DE DESENHO 
22/01/2017.

Recentemente estivemos conversando sobre a melhor editora de Tex, e vimos o apreço dos pards pela "Era Vecchi", então decidi bater um papo com quem, não apenas estava lá, mas, que também "Fez essa era acontecer" o desenhista Watson Portela! Autor da capa do Tex 94 Vecchi, um "EPECIAL DE NATAL" com 224 páginas.
JH- Boa tarde mestre Watson!
WP- Boa tarde Jim, boa tarde Fã clube Tex Brasil!
JH- Watson! primeiro conte pra gente a "história" dessa capa!
WP- bem eu já trabalhava para a Vecchi, o Editor (provavelmente o Otacílio Assunção, não sou bom pra guardar nomes!) me chamou e pediu para fazer a capa desse Tex, porquê se tratava de uma edição especial...era o casamento dele, fiz o desenho utilizando aquarela!
a Vecchi foi onde iniciei minha Carreira e onde meu desenho pode evoluir, com essa capa comecei a me familiarizar com as cores!
JH- tem algum detalhe especial, ou curiosidade sobre essa capa?
WP- sim, outra pessoa assinou o meu desenho! rsrsrsrsrs!
JH-???? Como??
WP- eu explico! é que em meu desenho, o casal Willer estava do lado direito da capa, daí espelharam a arte e inverteram a posição, mas eu não estava na editora nesse dia e como a revista precisava ser impressa meio tipo "Ontem" alguém precisou refazer minha assinatura que ficou meio torta, mas, tudo bem rsrsrs.
JH- como você encarou essa missão?
WP- fiquei preocupado, embora já tivesse feito várias capas para Spektro e Sobrenatural (ambas da editora Vecchi) eu não dominava direito as cores da aquarela (isso só aconteceria na Grafipar)...meu maior medo era a reação dos fãs de Tex! Afinal, a Revista vendia pra caramba!...enfim, essa é a história dessa capa.
JH- descreva como foi a era Vecchi vista de dentro da Vecchi??
WP- era incrível...eu recebia as edições de Tex (Recebia tudo o que a editora publicava, como todos os outros colaboradores!) gostava mais do Ken Parker!! Mas gostava de Tex também e curtia muito um desenhista em questão! Acho que seu nome era Ticci.
JH- e o que mais você produziu na Vecchi?
WP- enfim foi na Vecchi que dei início a série "Paralela" no singular!! ("Mais tarde as famosas PARALELAS DE WATSON!) participei da MAD e criei as logos das revistas "SOBRENATURAL" e "HISTÓRIAS DO FAROESTE" (aquela que tinha um riflezinho encostado no letreiro!)
JH- e o Chet??
WP- o Chet foi muuiito inspirado em Tex! (Sobretudo pelo sucesso de Tex!! gente, como aquele gibi vendia!!)
o nome Chet foi idéia do editor!
Lotário Vecchi, pediu que eu criasse o visual dos personagens! criei então as figuras de Chet, Ricky e Blue!! e depois vendi os direitos autorais para o mesmo, pois houve um acordo prévio!!
JH- para terminar em poucas palavras como foi o seu Pós Vecchi?
WP- teve bastante coisa!! Grafipar, Abril, capas para revistas de super-heróis Marvel, personagens de TV enfim, mas acredito que isto seria uma outra história.
JH- muito obrigado Mestre Watson!
WP- abraços Jim Halley, abraços também a todos os integrantes Fã Clube Tex Brasil.



Nenhum comentário: